Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Dia do Servidor Público

  • Publicado: Sábado, 28 de Setembro de 2019, 10h00
  • Última atualização em Segunda, 11 de Novembro de 2019, 15h31

O dia do Servidor Público foi instituído por iniciativa do Conselho Federal do Serviço Público Civil, como forma de distinguir a data da promulgação da Lei que primeiro regulamentou seus direitos e deveres, o Decreto Lei nº 1.713, de 28 de outubro de 1939.

Desta forma, o artigo 236 da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, determina que o dia 28 de outubro seja destinado a homenagear o Servidor Público no Brasil.

O Exército Brasileiro presta justa homenagem àqueles que, na condição de servidores públicos, formam um contingente qualificado, que com compromisso e participação impulsionam a atividade meio da Força.

Historicamente, há registro de ingresso de servidores civis no então Ministério da Guerra, desde 1790. Este número cresceu consideravelmente por ocasião da Guerra da Tríplice Aliança, entre 1864 e 1870. O estado de guerra em que o Brasil se via envolvido resultou num aumento das atividades das fábricas e dos arsenais de guerra e, consequentemente, na necessidade do Exército valer-se da mão-de-obra civil, chegando a contar, em certos momentos, com cerca de trinta mil servidores, número que foi sendo reduzido em face da extinção de órgãos e, sobretudo, na política de restrição à realização de concursos públicos e nomeação de servidores adotada nos últimos anos.

Hoje são cerca de 4.500 (quatro mil quinhentos) servidores ativos, atuando nos mais diversos segmentos de atividade profissional, a  exemplo de professores ministrando aulas para alunos de ensino superior, básico, técnico e tecnológico, médicos, enfermeiros e demais profissionais de saúde que atuam nos hospitais e policlínicas do Exército; engenheiros e técnicos em tecnologia militar laborando nos Batalhões de Engenharia de Construção, Arsenais e Parques; pesquisadores e técnicos atuando na área de ciência e tecnologia; servidores da área administrativa (advogados, administradores, contadores, agentes administrativos e digitadores) que prestam seus serviços nos Departamentos, Diretorias, Comandos de Regiões Militares.

São homens e mulheres distribuídos por todo território nacional, que, com seus conhecimentos técnicos e experiências profissionais, desenvolvem um trabalho muitas vezes anônimo, porém de grande significado.

O intenso convívio diário faz com que formem, junto com os militares, um conjunto coeso e integrado, igualados pela identificação com a Instituição que os acolhe.

Assim, ao somarem seus esforços no cotidiano de suas repartições, contribuem para aumentar o poder de combate da Força e melhorar o nível de operacionalidade, permitindo que o Exército Brasileiro continue a cumprir sua missão constitucional.

A todos os servidores civis, em particular do Departamento Barão de Suruhy, o nosso respeito e reconhecimento pelo imenso valor dos serviços prestados ao Exército Brasileiro.

registrado em:
Fim do conteúdo da página