Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

PROGRAMA NACIONAL DAS ESCOLAS CÍVICO-MILITARES

Publicado: Sexta, 31 de Janeiro de 2020, 10h01 | Última atualização em Quarta, 19 de Maio de 2021, 14h10

 

 Estão abertas as inscrições para o Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (PECIM)

Os militares inativos (da Reserva Remunerada ou Reformado) das Forças Armadas, de quaisquer Corpos, Quadros, Armas, Serviços e Especialidades, interessados em atuar como prestadores de tarefa por tempo certo no PECIM, poderão se inscrever preenchendo a Ficha de Voluntariado nesta página.

Os militares da ativa que estiverem com processo de transferência para a reserva remunerada em curso poderão se voluntariar para o PECIM, devendo, no entanto estarem totalmente desligados de suas Organizações Militares quando da expedição da portaria de sua contratação.

Os militares serão contratados para realizar tarefas nas escolas como assessores e colaboradores da direção escolar ou prestar apoio à coordenação do programa.  Em nenhuma hipótese ocorrerá a substituição dos profissionais da educação por militares inativos.

Orientações para o Voluntariado:

a) a Ficha de Voluntariado (FV) será preenchida pelo militar inativo à luz da Portaria GM-MD nº 469, de 28 de janeiro de 2021. O interessado deverá anexar a FV as cópias dos documentos comprobatórios das informações nela contidas;

b) o militar voluntário deverá digitalizar os documentos no formato PDF, no tamanho máximo de 12 Mb, e sempre que possível enviar em um único arquivo;

c) o militar voluntário encaminhará simultaneamente, por meio eletrônico, a documentação citada para os e-mail pecim.dcipas@gmail.com e pecim@defesa.gov.br, sem utilizar formatos compactados (zip, rar, 7zip), que não são recebidos por nossos servidores; e

d) em caso de dúvidas utilizar os seguintes contatos da DCIPAS: Telefones (61) 3415-6694 / 3415-6101, RITEx 860-6694 / 860-6101 (em horário de expediente).

FICHA DE VOLUNTARIADO (FV)

 

 


PORTARIA GM-MD Nº 469, DE 28 DE JAN 21
Estabelece as condições, os atos e os procedimentos a serem realizados, no âmbito do Ministério da Defesa e dos Comandos da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, para a seleção, a designação e a contratação de militar inativo para o Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares.


DECRETO Nº 10.004, DE 05 SET 19
Institui o Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página